Por Juan Gestão de Pessoas

Saiba quais prejuízos a rotina do RHP/DP traz e o que você pode fazer para mediar a situação

A origem do Mês de Prevenção ao Suicídio está associada à história de Mike Emme, um jovem americano que suicidou-se aos 17 anos.

Conhecido em seu ciclo de amigos por sua habilidade mecânica, Mike reformou um Mustang 68 e o pintou de amarelo, cor que mais tarde tornou-se símbolo da causa.

Tudo parecia bem em sua vida, e seus pais e amigos não percebiam nada de errado com ele. Apesar disso, em 8 de setembro de 1994, ele entrou em seu Mustang e atirou em si mesmo.

Em seu velório foram distribuídos cartões com a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.” Neste cartão, havia uma fita amarela amarrada, da mesma cor do Mustang que ele reformou.

O episódio foi um dos muitos que deram partida para a mobilização de conscientização conhecida como Setembro Amarelo. Mas foi só em 2003 que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

 Setembro Amarelo e o local de trabalho

O suicídio pode ter diversas origens, e infelizmente, o local em que, muitas vezes, passamos a maior parte do dia, pode ser uma delas - o trabalho.

Pressão por resultados, prazos, grande demanda de tarefas, falta de materiais e ferramentas para auxiliar na realização de tarefas, levam os colaboradores a não se sentirem preparados ou capazes de atender as demandas.

O setor de Recursos Humanos (RH) e o Departamento Pessoal (DP), infelizmente, são uma das áreas em uma empresa que mais sentem o reflexo psicológico das situações citadas.

São áreas conhecidas por essas características, sendo inclusive, motivo de piadas e memes por parte dos próprios colaboradores do setor.

Isso fica evidente neste meme que circula em grupos de RH/DP no Facebook:


Brincadeiras à parte, essa relação de desgosto e raiva, gera altos níveis de estresse que podem ocasionar em sintomas como ansiedade e depressão.

Todos sabemos que esses sentimentos podem ser catalisadores de um mal maior, a depressão. Sendo esta, uma das principais causas do suicídio.

No mundo, cerca de 1 milhão de pessoas se suicidam todos os anos. A tendência é que o número aumente 50% só neste ano.

Aproximadamente 5 pessoas irão tirar suas vidas até você terminar de ler essa matéria. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas cometem suicídio todos os anos.

Como avaliar a sua saúde mental

Todas as empresas e locais de trabalho tem as suas obrigações a serem realizadas, e carregam consigo dificuldades e problemas, no entanto, um ambiente saudável é capaz de superar qualquer dificuldade.

Para isso, manter a saúde mental no trabalho é fundamental para levarmos uma vida mais saudável, reduzindo significativamente os problemas psicológicos.

Vários elementos são importantes para avaliar a sua relação com o seu trabalho. Considere esses indicadores: satisfação pessoal, resiliência, produtividade, sociabilidade.

Ansiedade e depressão estão relacionados com esses “sentimentos”, e quanto maior a nossa percepção negativa deles, maiores os riscos de estar iniciando um problema psicológico.

Essa percepção também pode ser sentida, quando, por exemplo: todos os dias sentimos, profundamente, um desejo de não ir trabalhar, quando nossa produtividade está extremamente baixa, a relação com os colegas de trabalho está péssima, abuso de álcool e drogas.

Dicas de ações positivas

Na tentativa de reduzir a depressão e ansiedade, empresas e colaboradores podem realizar algumas ações valiosas como:

  • programa de atividades físicas
  • eventos de integração social
  • treinamentos e palestras voltadas ao relacionamento pessoal
  • espaço de trabalho organizado, bem iluminado e tranquilo
  • dicas de alimentação saudável

Essas ações podem parecer poucas e simples, mas com certeza se colocadas em prática vão colaborar em um ambiente de trabalho mais saudável.

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