Por Juan Controle de Ponto

A maioria das empresas para atender a obrigatoriedade da legislação possui uma forma de registro de ponto, mas param por aí, basicamente tem o registro apenas por obrigação. Talvez a falta de tempo, quem sabe a falta de conhecimento da importância, mas o que quase nenhuma empresa faz é a GESTÃO do ponto.

Gestão do ponto é muito mais do que adotar uma forma de registrar as horas de entrada e saída dos colaboradores. Seja de forma manual, mecânica ou eletrônica “bater o ponto” não é gerenciar o ponto.

Gerenciar o ponto ou fazer o tratamento de horas é ter controle de tolerâncias, é cuidar as horas extras e faltas, calcular os adicionais noturnos, gerenciar o banco de horas ou compensações. Ou seja, essas ações são fazer o gerenciamento dos registros realizados, transformando-os em valores, afinal de contas no final do mês o que vai ser pago ou descontado do colaborador depende destas informações.

Obviamente qualquer falta de organização nestas tarefas vai implicar em custos desnecessários. Vamos citar dois exemplos.



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1º Exemplo

Uma empresa que tem registro manual (cartão ponto, caderno, livro, folha), não vai ter um simples controle de tolerâncias, acontecendo isso:

Um funcionário que em todas entradas registra o ponto 5 minutos antes do horário e nas saídas 5 minutos depois do horário, ganhando então 20min de horas extras todos os dias. Ao final de 1 ano a empresa pagou 70 horas extras para ele! Lembrando que o exemplo é de 1 funcionário apenas. Quanto isso representa de custos em sua empresa?

E agora pensa tudo ao contrário, e o funcionário ao invés de ganhar horas extras está gerando 70 horas de faltas. Quanto isso representa em produtividade? Lembrando novamente que o exemplo é de 1 funcionário apenas.

2º Exemplo

Você sabia que aqui no Brasil, no ano de 2018, mais de 2,5 bilhões de reais em processos trabalhistas foram pagos? E adivinha qual a principal causa? problemas no controle de ponto! Cerca de ¼ dos processos trabalhistas registrados em todo o país envolvem o controle de ponto: hora extra não paga, falhas no registro de horário, ausência de registro, excesso de trabalho e por aí vai.

Só esses 2 exemplos já deixam bem claro a necessidade urgente da sua empresa adotar a gestão de ponto. Com certeza realizar essa adequação e fazer um investimento em gestão de ponto, é bem mais econômico do que passar por um processo trabalhista e pagar horas extras, ou até, perder a produtividade da sua equipe por causa de faltas.

 Claro que o primeiro passo é ter uma forma de registro, se a sua empresa já tem uma, já iniciou o processo de gerenciar o ponto, porém, se o registro é feito de forma manual você terá muito trabalho manual para fazer, mas o importante é que ter uma gestão mesmo que seja trabalhoso é melhorar do que ter todas as dores de cabeça que citamos anteriormente.


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