Depende dos seus objetivos! Se eles são, reduzir custos, estresse, melhorar o gerenciamento, “ganhar” tempo, aumentar a produtividade, sim, vale a pena automatizar o registro do ponto e o tratamento de horas (cálculo).
Sempre tratamos de forma separada o registro do ponto e o tratamento das horas, pois uma empresa pode ter o registro de ponto no cartão e depois tem que digitar todas essas horas em um sistema que realiza os cálculos de forma automática. Então aqui queremos tratar da automação completa do ponto, registro e tratamento.
Se você automatizar apenas uma parte, continuará perdendo dinheiro e sobrecarregando o tempo da equipe responsável por essa tarefa.
Automatizar as rotinas do ponto é eliminar qualquer registro e controle manual realizado, substituindo por registros eletrônicos e software de gestão.
Quais são os benefícios de automatizar?
- Redução de custos - pagamento de horas: quando você automatiza o registro do ponto, com um REP ou um app, ninguém mais pode alterar esse horário, então ele é fiel, ou seja, o funcionário não pode colocar um horário que não é o real, “ganhando” horas extras de forma indevida.
O acompanhamento em tempo real através do software integrado ao registro do ponto, possibilita agendar folgas para algum colaborador que está com muitas horas extras. Quando as empresas não têm um sistema para informar as horas em tempo real, só vão conseguir fazer o levantamento no final do mês, e aí já é tarde para realizar alguma compensação.
- Redução de custos - economia de tempo: quanto mais tempo você gasta fazendo trabalho manual, menos tempo você está se dedicando a tarefas mais lucrativas. Vale a pena a reflexão:
- Ficar digitando horas em planilha de excel, ou até em um sistema, é uma tarefa lucrativa para a empresa?
- Ao automatizar as rotinas do ponto, poderia ocupar meu tempo com tarefas mais estratégicas?
O grande diferencial de uma automação sempre vai ser a economia de tempo, é uma métrica que pode ser difícil de medir e colocar valores nela, mas se você refletir da forma que colocamos, pode chegar a respostas bem interessantes.
- Redução do estresse: a redução do estresse não impacta diretamente em questões financeiras, mas ajuda a melhorar a moral da equipe. Pode ter certeza que a pessoa responsável pelo ponto aí na sua empresa acha estressante cuidar disso. O nível de estresse varia, por exemplo, em uma empresa com registro por cartão ponto, o nível é bem mais alto.
E além de todos os controles e digitações que devem ser feitos, sempre tem os colegas de equipe pedindo: quantas horas eu tenho? Automatizando esses processos pode ter certeza que o nível de estresse vai ficar bem mais baixo.
- Informações em tempo real: um software que automatiza as rotinas do ponto, vai disponibilizar de forma automática todos os registros realizados (por meios eletrônicos), em qualquer lugar que ele tenha sido realizado. Isso é um grande benefício para empresas que tenham filiais ou trabalhadores externos.
Todas as informações da jornada de trabalho também estarão disponíveis em tempo real, como horas extras, faltas, banco de horas, entre outras.
Caso a empresa desejar, os colaboradores também podem ter acesso às suas informações na nuvem.
- Sem erros no registro do ponto: o registro de ponto manual abre margem para erros e até fraudes. Como já falamos antes, ao implementar o registro do ponto por meios eletrônicos a sua empresa vai eliminar essas situações, garantido que todo registro realizado é fiel ao horário e ao colaborador.
- Aumento da produtividade: após automatizar as rotinas do ponto, o setor responsável por essas tarefas vai “ganhar” mais tempo para se dedicar em outras atividades de maior valor agregado.
A transparência no registro do ponto também elimina a possibilidade de um colaborador sair mais cedo mas anotar um horário diferente.
- Cumprimento da legislação: o ponto é um tema que possui diversas interpretações. Temos as regras da CLT, convenções de sindicato e acordos coletivos. Cada um destes itens pode influenciar na forma como é gerenciado as horas dos colaboradores de uma empresa.
Com a automação do ponto pode-se parametrizar o sistema que trata as horas individualmente, ou seja, de acordo com as regras de cada empresa. Dessa forma, todo o tratamento de horas, gestão de jornada, fica totalmente automático e dentro da lei.
Após a análise destes benefícios, você também acha que vale a pena automatizar a gestão do ponto na sua empresa?
Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre como automatizar as rotinas do ponto?
A PROSIS possui um sistema completo para registro de ponto e controle de horas, que pode ser customizado de acordo com as regras da sua empresa. Automatizamos desde o registro do ponto até a integração com a folha de pagamento.
Somos líderes do mercado na região, atendendo em nossa base de clientes, vários segmentos, como: construtoras, redes de farmácias, prefeituras, postos de gasolina, supermercados, comércio, transportadoras, indústrias, entre outros, totalizando mais de 6.100mil usuários cadastrados e 300 locais de registro de ponto.
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